domingo, 24 de fevereiro de 2013

Ruy Belo: um património de Rio Maior que urge valorizar

Ruy Belo (1933-1978)
Por António Costa*

No programa eleitoral do Projecto de Cidadania, apresentado em 2009, dissemos que “acreditamos na riqueza do património de Rio Maior que urge valorizar”.

Dentro desse património uma riqueza maior é sem dúvida o poeta Ruy Belo. Urge valorizar e divulgar mais a sua vida e obra neste concelho onde nasceu. Concelho, terras, o rio, gentes... que está presente na sua poesia.

Na próxima quarta-feira cumprem-se oitenta anos do seu nascimento, em São João da Ribeira. Boa ocasião para trazer aqui algumas palavras suas.

Ruy Belo dizia que via: “primordialmente na arte criação de beleza, construção de objectos tanto quanto possível belos em si mesmos”.

Mas também assumia nos seus poemas: “a problemática de uma consciência que sofre as contradições próprias da sociedade em que vive (...) uma reflexão sobre o próprio poeta e a realidade que o rodeia, (...) uma forma de intervenção, de compromisso, de luta por um mundo melhor”.

Ruy Belo apresentava-se como: “um homem que sente na poesia a sua mais profunda razão de vida mas se sente, simultaneamente, solidário com os outros homens, que talvez tenham dificuldade em compreendê-lo porque houve quem se empenhasse em que não compreendessem, nem pensassem... porque pensar é realmente um perigo, o maior dos perigos. Pensar, pensar como um homem que nasceu livre e quer morrer livre, leva depois inevitavelmente a actuar, a lutar contra qualquer forma de opressão."

Esta sua declaração, ficou inscrita na sociedade ao intervir activamente nas greves académicas de 1962, na oposição ao regime ditatorial, nas listas da Comissão Eleitoral de Unidade Democrática (CEUD), em 1969. Também criticou a guerra no Vietname e escreveu um poema de homenagem a Salvador Allende.

O que levou a que as suas actividades fossem vigiadas e condicionadas pela Polícia Internacional e Defesa do Estado (PIDE). Mas não desistiu de pensar e de actuar.

Obrigado Ruy Belo!

Pela tua poesia.

Pelo teu contributo para a democracia.

* Intervenção proferida na Assembleia Municipal de Rio Maior (sessão de 23/02/2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue