quarta-feira, 4 de abril de 2012

Projecto de Cidadania questiona Câmara sobre requalificação do fontanário de 1931, na cidade de Rio Maior


Nas Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Rio Maior para o corrente ano de 2012 está atribuída uma verba de 16 mil euros para a execução de uma obra de requalificação do fontanário sito na Rua David Manuel da Fonseca, junto à Praça do Comércio, na cidade de Rio Maior.

Para além da função de abastecimento público de água, este fontanário, mandado construir pela Câmara Municipal de Rio Maior em 1931, tem um valor cultural e histórico:

É um exemplar do estilo Arte Déco, que marcou a arquitectura do mundo ocidental nas décadas de 20 e 30 do século passado.

Contém, embora danificados e carecendo de restauro urgente, cinco painéis de azulejo que reproduzem imagens de Rio Maior na época, nomeadamente mulheres lavando roupa no rio, a zona da nascente do rio Maior, zona do Gato Preto, Salinas da Fonte da Bica e um carro de bois.

Acresce o facto de ser encimado por um escudo com cinco quinas, coroado por uma esfera armilar, que simbolizam o Estado português.

Reiterando todo o interesse em que seja requalificado este fontanário, a deputada municipal Carla Rodrigues, representante do movimento Projecto de Cidadania, dirigiu ao executivo camarário um requerimento com as seguintes questões:

1 - Qual é o ponto da situação em relação à execução da obra de requalificação do fontanário de 1931, sito na Rua David Manuel da Fonseca?

2 – E qual o prazo previsto para a sua conclusão?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue