domingo, 25 de março de 2012

Projecto de Cidadania contesta a reforma do Poder Local pretendida pelo governo PSD/CDS

«Não queremos menos democracia!» 
 
António Costa
Defende uma visão alternativa, que passa pelo reforço das competências e recursos das freguesias e por mecanismos que permitam uma maior participação dos cidadãos.

Extinção de freguesias ou municípios só se confirmada em referendo local - segundo o princípio: "o povo é quem mais ordena"!

Leia aqui a intervenção de António Costa, coordenador do movimento Projecto de Cidadania, na recente sessão temática da Assembleia Municipal de Rio Maior sobre a reforma das autarquias locais que o governo PSD/CDS pretender executar:


«Antes de mais queremos saudar o facto de se realizar a primeira sessão temática desta Assembleia no actual mandato autárquico.

Não podemos no entanto, deixar de apontar que há assuntos mais importantes e urgentes, que bem merecem a atenção de uma sessão temática desta Assembleia. Particularmente o aumento do desemprego e a necessidade de, a nível local, debater e procurar formas de o contrariar. Fica desde já a sugestão!

Quanto à pretensa reorganização do poder local, plasmada no Livro Verde e na proposta de lei n.º 44/XII, consideramos que se pauta por uma profunda contradição entre a retórica e os resultados finais a que de facto se propõem.

No seu segundo capítulo, dedicado à organização do território, não nos parece que o objectivo seja uma melhor dinamização e ordenamento do território.

É, antes pelo contrário, a mera extinção de um terço das juntas de freguesias, aprofundando a política que tem levado à desertificação do interior do país e do mundo rural.

É uma reforma que surge por imposição da troika estrangeira, que nos manda reduzir o número de municípios e de freguesias”, com a preocupação de reduzir custos. Mas as transferências directas do Orçamento de Estado para as freguesias representam hoje menos de 0,1% da despesa.

Pensamos que o governo faria melhor em tentar reduzir os custos da suposta ajuda da troika. Que não é ajuda nenhuma: pretendem cobrar 35 mil milhões de euros em juros e comissões por um empréstimo de 78 mil milhões de euros – o que lhes dará uma taxa de lucro na ordem dos 45%!

O quarto capítulo do Livro Verde é uma grave ameaça à democracia local e ao pluralismo político.

Para termos uma ideia, as propostas de alterações: ao sistema eleitoral; de redução do número de membros das assembleias municipais; e de saída dos presidentes de junta destes órgãos; se aplicadas aos resultados das últimas eleições autárquicas, teriam produzido uma Assembleia Municipal de Rio Maior reduzida ao PSD e ao PS, excluindo a representação dos quase 1700 riomaiorenses que votaram noutras forças políticas.

Não queremos menos democracia! Por isso rejeitamos a proposta do governo.

Para melhorar o poder local, defendemos o reforço da participação activa das cidadãs e cidadãos, como um dos princípios essenciais para o aprofundamento da democracia de facto e, não uma mera formalidade que exclui, marginaliza e despreza a cidadania.

Para nós as juntas de freguesia, pela sua maior proximidade ao cidadão, são um precioso instrumento para o aumento da participação dos cidadãos na vida política. Por isso defendemos não a sua extinção mas o reforço das suas atribuições e competências, devidamente acompanhadas pela transferência de recursos que garantam a sua autonomia.

Em qualquer circunstância, a extinção, fusão ou agregação de freguesias ou municípios, além do parecer positivo do respectivo órgão deliberativo – Assembleia de Freguesia ou Municipal – deve ser confirmada por referendo local, segundo o princípio: o povo é quem mais ordena!

Acreditamos que o poder político e os organismos públicos só fazem sentido quando são instrumento da expressão dos cidadãos.

Acreditamos que participação e cidadania são armas eficazes contra a corrupção, a clientela, o tráfico de influências e a promiscuidade entre interesses públicos e interesses privados.

É preciso mais informação, transparência e mecanismos para uma maior participação de todos na resolução dos seus interesses e das questões comuns.

Congratulamo-nos com o movimento «NO RIBATEJO FREGUESIAS SIM», que congrega uma salutar diversidade política.

E apelamos à participação na manifestação nacional contra a extinção de freguesias, marcada para o próximo dia 31 de Março.»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue